202012011300

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), por meio da Coordenadoria Regional de Florianópolis, realizou mais uma ação do Programa “Penso, Logo Destino”, entre os dias 24 e 27 de novembro de 2020. O trabalho, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde, atuou no recolhimento de pneus nos municípios de Itaiópolis, Papanduva, Major Vieira, Irineópolis, Abelardo Luz, Formosa do Sul, Cunha Porã, Palmitos, Faxinal dos Guedes.

Ao todo, foram coletados 2.107 pneus descartados por borracharias e Prefeituras em um ponto de armazenamento temporário específico para o recolhimento deste resíduo. Com o apoio da entidade gestora RECICLANIP, os pneus foram encaminhados para a cidade de Araucária, no Paraná, onde serão reciclados em componentes para a indústria de pavimentação asfáltica, completando assim o ciclo da Logística Reversa.

O Programa “Penso, Logo Destino” conta com o apoio de agentes municipais que integram o projeto, e da Secretaria de Estado da Saúde que participa, especialmente, devido ao resíduo ser um local propício para a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.
Mesmo com a estiagem que ocorre em Santa Catarina nos últimos meses, o número de contaminações no estado aumentou consideravelmente. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Santa Catarina tem 11 municípios em situação de epidemia de dengue e já contabiliza mais de 11 mil casos da doença, o que representa um aumento de 492% em comparação a 2019.
A ação do Instituto visa a retirada de pneus de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta a fim de contribuir para a diminuição de incidências da doença. A iniciativa cumpre com o calendário nacional de combate ao mosquito da dengue e a população pode colaborar entregando pneus onde há pontos específicos para que o material tenha a destinação correta.

Programa Penso, Logo Destino

O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.
O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.
Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover, em parcerias com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.

O Programa “Penso, Logo Destino” tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia. O projeto visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.