202011272215

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu nesta semana a Licença Ambiental Prévia (LAP) da Ponte de Joinville, acesso que fará a ligação entre as zonas sul e leste do município, com 833m de extensão e 26m de largura, uma das maiores pontes de Santa Catarina.

Ao conectar os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, a nova via deve facilitar o deslocamento nas principais regi√Ķes da cidade, criando um menor percurso, reduzindo a necessidade de passagem pelo centro da cidade e gerando melhoria significativa na qualidade de vida dos habitantes de Joinville. Atualmente para ir de uma regi√£o √† outra √© necess√°rio passar pela Ponte do Trabalhador ou pela √°rea central.

O investimento para a constru√ß√£o da ponte est√° previsto em torno de US$ 40 milh√Ķes, viabilizado por meio de financiamento da Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

A Licen√ßa Ambiental Pr√©via √© a primeira de tr√™s autoriza√ß√Ķes do √≥rg√£o ambiental catarinense para o funcionamento da ponte. Por meio desta licen√ßa, o IMA declara a viabilidade da obra. A Prefeitura de Joinville deve solicitar ainda a Licen√ßa Ambiental de Instala√ß√£o (LAI) que, quando aprovada, autoriza o in√≠cio das obras, e a Licen√ßa Ambiental de Opera√ß√£o (LAO) que na esfera ambiental, ao ser emitida, assegura a abertura do empreendimento.