• Dengue

placa balneabilidade

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) divulga o relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 26 a 30 de outubro de 2020. De acordo com os resultados, dos 231 pontos analisados, 76,2% estão próprios para banho.

Na capital, dos 87 pontos onde há coleta, 65 apresentam condições favoráveis para mergulho, o que representa 74,7%. No restante do litoral, dos 144 pontos averiguados, 111 são indicados para banho humano, o que indica 77,1%.

As amostragens são efetuadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA/SC realiza a análise de qualidade da água de 231 pontos dos 500 km do litoral catarinense, concentrando as amostras em locais onde há maior fluxo de banhistas. Os técnicos fazem as coletas da água do mar a até 1 (um) metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros. O material coletado é submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas.

Aspectos que são levados em consideração para as análises de balneabilidade:

Condições de maré;
Incidência pluviométrica (últimas 24 horas no local);
Temperatura da amostra e do ar no momento da coleta (parâmetro físico);
Imediata condução para pesquisa em crescimento bacteriano;

O Instituto conta com o apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.