202010061316

O Parque Estadual Rio Canoas, localizado em Campos Novos, ganhou uma nova área. Na última sexta-feira, 02 de outubro, o presidente do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio, realizou a assinatura da escritura de área de 95 hectares que passa a integrar a Unidade de Conservação.
A área foi adquirida pela empresa EDP como compensação ambiental por supressão de vegetação para projeto de Linha de Transmissão. O local foi indicado pelo IMA devido à grande preservação de araucárias e por ser anexa ao Parque Estadual Rio Canoas.
Com a aquisição, o IMA analisa várias possibilidades de uso público do local como a instalação de novas trilhas no local e até outros equipamentos que possibilitem a contemplação da cachoeira do Lajeado Roberto, com cerca de 40 metros de altura, uma das principais atrações da Unidade de Conservação.
Desde que foi aberto para visitação pública, em 2018, o Parque Estadual do Rio Canoas, tornou-se um dos locais mais procurados por moradores e turistas, recebendo no ano passado cerca de 4.461 visitantes.
“Com a aquisição desta área, o Instituto, em parceria com a coordenação do Parque e a equipe do Grimpeiros, que realiza a cogestão, pretende expandir as opções de lazer e de novas experiências, o que deve fazer com que ainda mais pessoas conheçam o Parque e descubram a biodiversidade, as belezas e a natureza que existem aqui”, destaca o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio.