gov cippa

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) iniciou nesta segunda-feira, 17 de agosto, o Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais para os 30 novos servidores do órgão, selecionados por meio de concurso público realizado pelo Edital n. 01/IMA/2019. A capacitação é a primeira da história da instituição e ocorre até o dia 18 de setembro, entre aulas teóricas e práticas.

Os novos colabores do IMA foram recepcionados pelo governador do Estado, Carlos Moisés da Silva que destacou que o servidor público, assim como indica o nome, tem como missão atender o interesse do cidadão.

“É uma conquista para o estado esse reforço do IMA. A eficiência tem a ver com capacidade de responder às demandas e estamos trabalhando para o Instituto ser cada vez mais este órgão que equilibra o desenvolvimento com a gestão do meio ambiente. E os novos servidores vêm para somar, para atuar com qualidade, integridade, com respeito aos mais frágeis, levando em consideração que a razão de existir do estado é o cidadão”.

A abertura contou ainda com a participação do secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e do secretário Executivo de Meio Ambiente, Celso Albuquerque, que deram as boas-vindas aos 30 novos integrantes do IMA e destacaram a importância do órgão ambiental para o crescimento do estado e, consequentemente, a responsabilidade dos servidores para aliar a chegada de novos investimentos com a garantia da preservação dos recursos naturais.

Os 30 novos servidores do IMA são formados nas áreas de administração, biologia, economia, engenharia agrônoma, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia sanitária, geografia, geologia, oceanografia e sociologia. Vão receber novos integrantes as Regionais do IMA em Blumenau, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Lages, Rio do Sul e Tubarão. Os servidores empossados atuarão em locais onde havia déficit de funcionários provocado por diversos motivos como aposentadoria, exonerações, falecimento, entre outros.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, apresentou a estrutura do IMA e destacou que a missão do órgão e de todos que o compõem é atuar com ética, transparência, eficiência, celeridade, inovação e responsabilidade socioambiental. “Esses são princípios fundamentais que devem nortear a atuação de cada servidor em cada dia de trabalho para garantir que o IMA seja reconhecido como um órgão de excelência pela contribuição para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de Santa Catarina”.

O concurso público
O concurso foi aberto pelo edital EDITAL N° 01/IMA/2019 com 30 vagas, além da composição de cadastro reserva. As vagas foram distribuídas entre as diversas regiões do Estado e em distintos cargos.

Com um expressivo quantitativo de 5.036 inscritos que efetuaram as provas no dia 15 de dezembro de 2019, obteve-se como resultado 1.737 aprovados. Destes, estão assumindo o cargo 30 servidores aprovados para vagas abertas.

Os demais compõem o cadastro reserva do IMA e poderão, em caso de abertura de novas vagas e conforme consta no edital, serem convocados para tomar posse durante o período de validade do concurso.

*O Curso de Instrução *
O Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais do IMA (CIPPA) destina-se à preparação e formatação de um arcabouço de conhecimento aos novos servidores para o pleno exercício profissional nas diversas áreas de atuação do Instituto. Desta forma, são instruídos, preparados e treinados 30 novos servidores para atuação nas atividades finalísticas do IMA.

O curso é ofertado pelo programa “Academia do Meio Ambiente” do IMA, composto por servidores do Instituto com expertise em cada tema a ser ministrado.

As atividades letivas serão realizadas por meio de aulas expositivas dialogadas, exercícios em casos práticos com situações do cotidiano do Instituto, incluindo os mecanismos e ferramentas de Auditoria Ambiental.

As atividades práticas ocorrerão com a simulação fática de campo, capaz de possibilitar ao aluno a vivência do exercício profissional no IMA, com a aplicação direta das aulas, a demonstração da importância da atividade técnico-científica especializada e a sua importância para a segurança pública. Serão utilizadas as ferramentas que o IMA dispõe para resolução de problemas práticos.

Ao final do programa, os novos servidores estarão aptos a atuarem nos processos de fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental, na Sede ou nas Gerências Regionais, na gestão de Unidades de Conservação e em outras atividades finalísticas do IMA, sobretudo, para dar a celeridade processual com a devida segurança jurídica e a proteção ao meio ambiente, sempre alicerçados na ética e nos Princípios da Administração.