20200702pensoLogoDestino

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, realizou nesta quarta-feira, 1º de julho, a primeira etapa do Programa Penso, Logo Destino com a coleta de pneus, um dos itens da Logística Reversa. Além de Angelina e Águas Mornas, municípios pilotos do projeto, foram recolhidos também material de outras quatro cidades da região, Anitápolis Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro.

Ao todo, foram coletados entre 687 pneus descartados por borracharias e Prefeituras em um Centro de Consolidação, ponto específico para o recolhimento deste resíduo. Com a colaboração da RECICLANIP, os pneus foram carregados e encaminhados para a cidade Araucária, no Paraná, onde serão reciclados em componentes para indústria de pavimentação asfáltica, completando assim o ciclo da Logística Reversa.

Além dos agentes dos municípios que integram o projeto, a Secretaria de Estado da Saúde também participou da ação, especialmente, devido aos pneus serem locais de proliferação de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. A retirada deste material de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta contribui para minimizar os casos de pessoas com dengue na região.

O próximo recolhimento, previsto para ocorrer em julho, é de lâmpadas. Em Angelina e Águas Mornas há pontos de coleta nos estabelecimentos que comercializam estes produtos. A população pode colaborar com a iniciativa entregando este material onde há pontos específicos para que o mesmo tenha a destinação mais adequada.

Programa Penso, Logo Destino
O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Reciclagem e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

Logística Reversa
A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover, em parceiras com as instituições parceiras, campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.