oceanos

O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), de Garopaba (SC), vai implementar a Tecnologia Social do IMMC como um projeto pioneiro de monitoramento de praias feito por crianças de escolas municipais. O projeto de educação ambiental será implantado no entorno das Unidades de Conservação Estaduais Costeiras, tendo como piloto praias na região do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis (SC).

O primeiro passo para implementação do projeto piloto será a Capacitação virtual sobre os OCEANOS, direcionada aos profissionais do IMA, a representantes de instituições participantes do projeto e professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Florianópolis.

As aulas terão as seguintes temáticas:

aula 1- Origem e formação dos oceanos (como se formou o oceano, de onde surgiu a água do mar, porque ficou salgada);
aula 2- Oceano em movimento (ondas, marés, correntes, transporte de sedimentos);
aula 3- Ambientes marinhos (zonações e classificações);
aula 4- Ecossistemas marinhos (praias arenosas), aplicação da proposta de tecnologia social de Monitoramento Mirim Costeiro;
aula 5- Ecossistemas marinhos (costões rochosos e recifes de corais);
aula 6 - Ecossistemas marinhos (estuários, mangues e Marismas);
aula 7- Ecossistemas marinhos (mares gelados e águas profundas);
aula 8 - Unidades de conservação costeiras e atividades socioeconômicas desenvolvidas no ecossistema marinho-costeiro e seus impactos.

Em todas as aulas virtuais serão realizados experimentos e atividades para aplicação em sala de aula, além de banco de vídeos complementares que podem ser utilizados para reforçar o conteúdo com os alunos. O calendário está composto de oito quartas-feiras, com aulas de 2 horas de duração, pela plataforma "google meet" institucional utilizado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, iniciando às 14h, nos dias 24/06, 08/07, 22/07, 05/08, 19/08, 02/09, 16/09 e 30/09.

As inscrições dos professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Florianópolis podem ser feitas no endereço: abre.ai/capacitacao-oceanos e as do Grupo Gestor do Projeto por meio do e-mail educambiental@ima.sc.gov.br.

O curso ficará disponível aos servidores do IMA no ambiente virtual de aprendizagem - Academia do Meio Ambiente.

Década da Ciência Oceanográfica para o Desenvolvimento Sustentável

A proposta tem como objetivo fortalecer a programação vem de encontro ao fato Década da Ciência Oceanográfica para o Desenvolvimento Sustentável, com início em 2021, liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Esta campanha vem para auxiliar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 - Vida na Água, da Agenda 2030, que busca a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos (United Nations, 2020).