corona

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Portaria n. 92/2020, estabelece o retorno ao trabalho presencial na sede, em Florianópolis, na próxima segunda-feira, 11 de maio, e nas 16 Coordenadoras Regionais e Unidades de Conservação a partir de quarta-feira, 13 de maio de 2020.

O retorno será gradual e ocorre após a desinfecção de todas as dependências. Na sede, a limpeza já foi realizada. E nas CODAMs será efetuada nos próximos dias, garantindo a segurança e a saúde dos servidores e dos cidadãos que se desloquem ao IMA.

O atendimento presencial no IMA e nas Coordenadorias vai obedecer as normas vigentes de controle e medidas que visem minimizar as possibilidades de contágio do coronavírus. O acesso ao IMA, assim como o atendimento, será realizado mediante agendamento prévio e seguindo a recomendação de distanciamento mínimo de 2 metros.

Ao entrar e sair do IMA é necessária a higienização das mãos com álcool gel 70%. Além disso, será verificada a temperatura corporal de todas as pessoas que adentrarem nas dependências do IMA e nas Coordenadorias, sendo impedido de entrar quem apresentar temperatura igual ou superior a 37,8ºC. O uso de máscara é obrigatório a todos os servidores durante a jornada de trabalho e aos cidadãos que forem ao IMA.

Tem atendimento preferencial, idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes.

Trabalho remoto

Devem, obrigatoriamente, permanecer com as atividades de forma remota os servidores que convivem com:

- pessoas acometidas pela COVID-19; ou
- pessoas que estejam em quarentena por serem consideradas suspeitas de estarem com coronavírus.

Também seguem em home office os servidores que:

- apresentam doenças respiratórias crônicas, cardiopatas, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico;
- com 60 anos ou mais;
- gestantes;
- que coabitam com idosos que apresentam doenças crônicas; e
- com filhos em idade escolar, enquanto permanecer a determinação de suspensão das aulas presenciais.

As atividades do Programa de Monitoramento de Balneabilidade retornam e as vistorias técnicas presenciais dos processos de licenciamento ambiental e atos de fiscalização ambiental continuam a ocorrer, obedecendo as normas da Secretaria de Estado da Saúde como a utilização de EPIs (máscaras, luvas e álcool gel 70%).

As atividades de educação ambiental e a visitação pública aos Parques Estaduais seguem suspensas até nova determinação para evitar a aglomeração de pessoas.

De 18 de março a 08 de maio, período em que o IMA realizou atividade remota devido às medidas restritivas de circulação, deram entrada no órgão 1.176 processos e 1.192 foram finalizados, o que representa um índice de conclusão de 101,36%.

O saldo positivo na análise dos processos e na realização dos serviços e procedimentos do IMA mostra que o órgão manteve a qualidade das atividades durante a quarentena. “O IMA mostrou que consegue atuar bem em home office, por isso agora retornamos ao trabalho de forma gradual. Priorizando sempre a saúde dos servidores e dos cidadãos e seguindo as recomendações dos órgãos competentes. O IMA segue a missão de garantir a entrega do trabalho com excelência, promovendo o desenvolvimento sustentável do estado, e se aliando ao mundo no enfrentamento ao coronavírus”, destaca o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio.