Com a restrição dos atendimentos presenciais nos diversos órgãos do Executivo estadual, em virtude da pandemia de Coronavírus, o Governo do Estado disponibiliza a abertura de processos por meio do serviço de “Protocolo Digital”, disponível no portal de Serviços SC. “Agora sem sair de casa será possível solicitar serviços do Estado e protocolar documentos de forma totalmente online. Todos os requerimentos que eram feitos presencialmente nos órgãos, poderão ser direcionados para este novo canal de atendimento. São exemplos destes serviços, solicitações de defesa de autos de infração, requerimentos de certidão, atestados, dentre outros”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva.
Como funciona para protocolar documentos
O usuário acessa a plataforma de serviços SC.GOV.BR , pesquisa na barra de procura “Protocolo Digital” e seguirá os passos solicitados. O serviço pode ser acessado também no link : https://www.sc.gov.br/servicos/detalhe/protocolo-digital.
Após a solicitação efetuada na plataforma SC.GOV.BR, o processo é direcionado para o SGPE- Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, usado pelos órgãos para gerenciamento e tramitações documentais.
“Importante lembrar que o solicitante deve anexar os documentos necessários às suas solicitações, declarando sua veracidade e responsabilizando-se pela guarda destes documentos para eventual solicitação por parte do órgão”, explica o diretor, Felix.
Procura por serviços digitais na plataforma SC.GOV.BR aumenta 193% no último mês
Durante o mês de março, o número de acessos ao portal de serviços SC.GOV.BR foi 193% maior que o mês anterior. O aumento aconteceu em decorrência da necessidade de isolamento social provocada pela epidemia de Coronavírus no Estado.
Atualmente, o portal contempla mais de 480 serviços cadastrados. Destes, 24% já podem ser acessados integralmente em meio digital, como o protocolo digital, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital, Licenciamento Veicular Digital, o Boletim de Ocorrências Online, dentre outros. “A meta, até o final de 2022, é a entrega de todos os serviços do Estado em meio digital”, disse o gerente de Serviços Digitais da SEA, Maciel Felipe da Silva.
O portal nasceu para unificar os canais digitais do Executivo estadual, reunindo além de serviços e de informações de como acessá-los, as notícias oficiais de governo. “Entendemos que a transformação digital é fundamental para ampliar a capacidade do governo em atender a população, com mais eficácia e efetividade. É uma forma de facilitar a vida de quem precisa dos serviços do Estado. Por isso, é importante que os órgãos incluam e mantenham atualizadas as informações de seus respectivos serviços no portal”, disse o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.
Conheça mais em www.sc.gov.br/serviços.