• Dengue

O Corpo de Bombeiros, IMA e Polícia Militar Ambiental continuam combatendo incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Nesta segunda-feira, 16 de março, as equipes estão concentradas próximas ao Terminal Lacustre onde há dois focos. Esse é o sexto dia de trabalho na Unidade de Conservação que, segundo estimativa do Corpo de Bombeiro, teve 240 hectares de vegetação atingidos.

A área foi calculada no final da tarde de domingo, 15 de março, com o auxílio das aeronaves Arcanjo-01 e 02, além da aeronave remotamente pilotada (drone) Hórus-02. Ainda há focos e emissão de fumaça, mas em número reduzido devido ao trabalho desempenhado durante todo o dia.

“Estamos empregando todos os esforços possíveis para minimizar as consequências deste incêndio, no entanto, a extinção completa só é esperada após a chuva, o que de acordo com a Defesa Civil, não deve acontecer nos próximos dias”, explica o comandante do 1° Batalhão (Florianópolis), Tenente Coronel BM Diogo Bahia Losso.

Os bombeiros trabalham com abafadores, bombas d’água para montagem de linhas de mangueira, retroescavadeira para realização de aceiros (que impedem a propagação do fogo) e bombas costais. O lançamento de águas por meio de aeronaves não é indicado em incêndios com a característica da vegetação encontrada (turfa) por ser pouco eficiente nestes casos.

A coordenadora do Parque do Rio Vermelho, Adriana Nunes, salientou que quem quiser trabalhar como voluntário pode se apresentar no Corpo de Bombeiros na Barra da Lagoa às 8h ou às 13h30, horários em que as equipes são formadas, distribuídos os materiais e repassadas as orientações para o combate ao incêndio.

Texto com informações do Corpo de Bombeiros.