O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) anuncia que o sistema customizado do Cadastro Ambiental Rural está pronto. As análises dos mais de 300 mil cadastros começaram a ser realizadas a partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro. O Cadastro Ambiental Rural é fundamental para regularizar a situação das propriedades rurais perante a lei, o que possibilita benefícios como redução de multas e liberação de créditos rurais.

Com o sistema concluído, a equipe do Instituto, composta por servidores da sede, em Florianópolis, e das 16 Coordenadorias Regionais, passou por treinamento e deu início as verificações de cada cadastro. Em breve, a análise será ainda mais célere. O Serviço Florestal Brasileiro selecionou os estados do Pará e de Santa Catarina para participar do projeto piloto da análise dinamizada do CAR. Desta forma, o sistema customizado do IMA será integrado ao sistema dinamizado, o que vai possibilitar maior agilidade na análise dos cadastros, sem afetar a qualidade e segurança da verificação.  Todo crédito rural vai ser liberado a partir desta análise do CAR.

O IMA contratou a Universidade de Lavras para o desenvolvimento de um sistema customizado do CAR, o que foi necessário porque o sistema nacional não atende às características do estado catarinense. A plataforma exclusiva foi construída de acordo com as especificidades de Santa Catarina. Contém informações como banco de dados com imagens de alta resolução, refinamento da base hidrográfica estadual, dados das unidades de conservação estaduais e municipais, terras indígenas, entre outros. O sistema começou a ser desenvolvido em março de 2019.

CAR

CAR é o Cadastro Ambiental Rural, todas as propriedades rurais precisam cadastrar as APPs, reserva legal, remanescentes florestais, áreas consolidadas existentes em suas propriedades. As áreas a serem recuperadas também serão cadastradas e os proprietários terão um tempo para fazer a recuperação, em contrapartida, as propriedades que estão cadastradas e que aderiram ao programa de regularização ambiental (PRA), terão acesso a créditos bancários rurais e a diminuição de multas.