• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 20 a 24 de janeiro de 2020. De acordo com o resultado, 71,4% dos 231 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, índice maior do que o resultado anterior quando 68,4% dos locais vistoriados apresentavam condições favoráveis para mergulho.

Em Florianópolis, dos 87 pontos, 64 estão em condições de receber banhistas, o que representa 73,6%. No restante do litoral, das 144 áreas onde há coleta, em 101 recomenda-se o mergulho, o que representa 70,1%. Com relação ao relatório anterior, quatro pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 11 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

Entre eles, os pontos 11 e 95 na Beira-mar Norte, em frente ao Monumento da Polícia Militar e em frente à Rua Altamiro Guimarães, em Florianópolis, passaram para condição de próprio. Juntamente com o ponto 94, em frente à praça Esteves Júnior, que pela terceira semana consecutiva está balneável. Como a balneabilidade do local ainda apresenta oscilações, o IMA solicita a atenção dos banhistas para a situação do ponto e cautela com relação ao mergulho na região.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.