É verão. A estação mais quente do ano é um convite para atividades de lazer. Em meio à natureza, melhor ainda. O litoral é o mais procurado nesta época. No entanto, há outras opções que atraem cada vez mais visitantes, como é o caso das Unidades de Conservação de Santa Catarina. Trilhas, passeios em ambientes preservados, belezas naturais e ações de educação ambiental são as escolhas de centenas de moradores e turistas em todo o estado.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra 10 Unidades de Conservação, destas em cinco há visitação pública.

Tabuleiro

Na Grande Florianópolis está a maior delas, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Com mais de 84 mil hectares, o local é um atrativo gigantesco e guarda incontáveis surpresas. As centenas de trilhas, as mais conhecidas Pico do Cambirela que tem visão de toda a ilha, Travessia do Tabuleiro, Pico do Tabuleiro, Morro do Queimado em Santo Amaro da Imperatriz e Caminho de Naufragados atraem visitantes de todas as regiões brasileiras e até mesmo de fora do país.

Além das trilhas, dentro dos limites do Parque estão cenários paradisíacos como a famosa Guarda do Embaú, a Praia do Maço, Praia do Vigia e o Rio da Madre, ideal para a prática de remo.  

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu que está aberto de quarta a domingo das 9h às 17h. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas, onde o público pode ter contato com espécies nativas. O Parque possui anda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imarui e de São Bonifácio.

Rio Vermelho

Também no litoral, o Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, é outro reduto de descanso e beleza. Com destaque para a Trilha Ecológica onde é possível passear em meio à natureza e conhecer animais silvestres tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e que não podem retornar à natureza. A Trilha funciona de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 10h às 17h.

Outra opção é a Trilha Aquática que proporciona uma experiência única aos participantes ao navegar pelas águas cristalinas do Parque. A visitação pública também é permitida nas trilhas e acessos à Lagoa da Conceição e à praia do Moçambique que também está dentro da Unidade de Conservação, o que a torna uma das praias mais preservadas de Santa Catarina. Com a orla mais extensa de Florianópolis, areias brancas e macias, vegetação protegida e pouco conhecida pelos banhistas, é o lugar perfeito para aproveitar qualquer dia em meio à natureza.

Rio Canoas

Na região serrana, conhecida pelo frio, também há atrações para curtir a temporada de verão. E uma delas é o Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos. Aberto para visitação pública desde novembro de 2018, a Unidade oferece três trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão), a Trilha do Cemitério (600 metros) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome com cerca de 30 metros de queda. O Parque estará aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h.

Fritz Plaumann

Na região oeste, o Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia, também oferece diversas atrações aos visitantes. Antes de sair a campo, os guias do local contam a história da Unidade de Conservação. Na sequência, é hora de escolher uma das quatro trilhas que são repletas de surpresas e riquezas naturais. Decks, pontilhões, mirantes e até ponte pênsil completam a diversão de quem passa pelo Parque. A visitação ocorre de quarta a sábado, das 9h às 17h e aos domingos, das 13h às 18h.

Araucárias

Também no oeste, nos municípios de Galvão e São Domingos, está o Parque Estadual das Araucárias que conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, da Cascata e da Corredeira do Rio Araçá. O horário de funcionamento da Unidade é de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17.

Entrada gratuita

Com exceção da Trilha Ecológica no Parque Estadual do Rio Vermelho em que o valor dos ingressos é de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (estudantes, idosos e moradores do entorno), crianças com até 5 anos de idade são isentas de pagamento, as demais trilhas e Parques têm entrada e atrações gratuitas.