• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente a coletas de 06 a 10 de janeiro de 2020. De acordo com o resultado, 65,8% dos 231 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, índice menor do que relatório anterior quando 71,4% dos locais vistoriados apresentavam condições favoráveis para mergulho.

Em Florianópolis, dos 87 pontos, 59 estão em condições de receber banhistas, inclusive o ponto 94 na Beira-mar Norte, em frente à Praça Esteves Junior que pela segunda semana consecutiva está próprio. Os demais dois pontos analisados na Beira-mar Norte, em frente ao Monumento da Polícia Militar e da Rua Altamiro Guimarães, seguem impróprios para banho.

No restante do litoral, das 144 áreas onde há coleta, em 93 recomenda-se o mergulho, o que representa 64,6%. Com relação ao relatório anterior, 20 pontos passaram da condição de próprio para impróprio e sete de impróprio para próprio.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho humano e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.