• Dengue

Servidores do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) participaram nesta segunda-feira e terça-feira, 04 e 05 de novembro, do Curso Recuperação de Áreas Contaminadas, ministrado pela Fundação ENA. Este é o primeiro de um total de quatro capacitações que os profissionais do órgão ambiental catarinense irão ser contemplados em 2019.

Selecionados pelo corpo técnico do IMA, os cursos técnicos têm o objetivo de ampliar o conhecimento dos servidores do órgão. Desta forma, os temas abordados nos próximos encontros serão gestão de emissões atmosféricas e odores; legislação aplicada à supressão de vegetação; e módulo de documento florestal -DOF/Sinaflor.

Neste primeiro curso, ministrado pelo Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente da Universidade Federal de Santa Catarina (REMA/UFSC), a ementa foi trabalhada para adequar a prática das atividades de licenciamento e fiscalização com as exigências técnicas da Instrução Normativa 74, publicada há cerca de um ano no IMA.

"Além disso, capacita os servidores para iniciar um debate para o estabelecimento dos valores orientadores para qualidade do solo, conforme preconizado pela Resolução CONAMA 420/2009", destaca o diretor de engenharia e qualidade ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

Ao fim do curso,  27 servidores, de diversas gerências regionais e da sede,  estarão aptos a atuar em identificação e remediação de áreas contaminadas.

O próximo curso, Gestão Ambiental de Emissões Atmosféricas e Odores, está agendado para 06 e 07 de novembro, e contará com a participação de 28 servidores.