O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da sede em Florianópolis e da Coordenadoria Regional de Tubarão, em parceria com o Conselho Regional de Química, Amurel, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Abetre, Ambsolucion (São Paulo) e Defesa Civil Municipal e Estadual, realizou nesta segunda-feira, 21 de outubro, vistoria conjunta para verificar a área da extinta empresa Sul Química, situada no município de Capivari de Baixo.

A fiscalização ocorreu mais especificamente em uma lagoa de rejeitos que contém restos de materiais como combustíveis e óleos, o que pode causar danos à saúde da comunidade que reside no entorno. Como forma de prevenção e acatando recomendação do Ministério Público Federal, a área encontra-se interditada pela Defesa Civil e isolada pela Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo.

Após a fiscalização foi realizada reunião com representantes de todos os órgãos envolvidos para estabelecer estratégias com a finalidade de resolver de forma ágil a situação, pois se trata de área contaminada que pode trazer sérios problemas de saúde pública. Ficou estabelecido que a empresa Ambsolucion, convidada para fazer avaliação da área, remeterá ao IMA relatório técnico apontando as possíveis soluções, visando a remediação da área contaminada.

Após o recebimento deste relatório, a equipe se reunirá para analisar e definir o encaminhamento às instâncias superiores.