O Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, recebeu um paciente mais do que especial. No dia 15 de outubro o filhote de toninha (Pontoporia blainvillei) recém-nascido chegou ao local onde imediatamente recebeu os cuidados e carinho da equipe da R3 Animal.

Antes de chegar ao CePRAM, porém, uma verdadeira operação foi montada para manter o animal vivo. O filhote, que é de uma espécie em extinção, foi resgatado pela Univille, na Praia Grande, em São Francisco do Sul, durante a execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Na sequência, o pequeno cetáceo foi encaminhado para ser reabilitado no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), mas não resistiu e morreu na madrugada do dia 16.

O filhote media 64 centímetros e pesava 3,8 quilos. “Esta espécie de cetáceo é bastante frágil e sensível ao estresse. Por se tratar de um filhote recém-nascido, a probabilidade de sobreviver fora de seu ambiente é baixa. A reabilitação é sempre um desafio nessas condições”, explica o oceanólogo Emanuel Ferreira.

A toninha é o golfinho mais ameaçado de todo Atlântico Sul Ocidental e, atualmente, é a única espécie de pequeno cetáceo criticamente ameaçado de extinção no Brasil. De hábitos costeiros, a ocorrência abrange desde o Espírito Santo até o litoral da Argentina.

Uma característica marcante da espécie é a presença de um rostro longo e fino, bastante visível em indivíduos adultos, e a coloração cinza/pardo na região dorsal e lateral, tornando-se mais clara na região ventral. Ela é dificilmente avistada em seu habitat devido ao seu pequeno tamanho, nada em grupos pequenos de dois a cinco indivíduos e apresenta comportamento discreto na superfície.

Esta foi a quarta toninha viva recebida pela R3 Animal. Duas também eram filhotes e não sobreviveram. Apenas uma foi reabilitada com sucesso, uma fêmea encaminhada pela Udesc e devolvida à natureza em dezembro de 2017. Foi o segundo caso de toninha reabilitada no país.

O CePRAM fica localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Texto e Fotos: Nilson Coelho / R3 Animal.