O Grupo de Trabalho do Turismo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está reunido em Florianópolis, iniciou o cronograma desta sexta-feira, 18 de outubro, com uma reunião conjunta com o segmento do Meio Ambiente. A conscientização da preservação aliada com a promoção de destinos turísticos que envolvem diretamente o meio ambiente foi um dos principais pontos da discussão.

Entre as formas de realizar a atividade conjunta entre os segmentos, o Grupo de Trabalho irá construir um modelo, comum a todos os sete estados integrantes do Cosud, de estudos para o desenvolvimento de atividades de turismo planejadas e sustentáveis em unidades de conservação.

- É muito importante esse momento de reunião entre todos os dirigentes de órgãos que compõem o Ambiente e o Turismo. Não existe preservação ambiental sem as pessoas conhecerem aquilo que estão trabalhando. E temos um produto maravilhoso, se colocarmos dessa forma, o Turismo é o carro-chefe. É assim que as pessoas conhecem o ambiente e trabalham para a proteção desse ambiente. É importante termos modelos comuns e de participação por estados na proteção e condução dessa atividade - disse Valdez Rodrigues Venâncio, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IME) de Santa Catarina.

No Grupo de Trabalho de Turismo, estiveram presentes os estados de Santa Catarina, com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Flavia Didomenico, Minas Gerais, com a sub-secretária do turismo, Marina Pacheco Simião, São Paulo, com o coordenador de Turismo da Setur-SP, Rodrigo Ramos, e também Espírito Santo, com o secretário de turismo, Dorval de Assis Uliana. O Grupo de Trabalho do Meio Ambiente esteve representado por Valdez Rodrigues Venâncio, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IME) de Santa Catarina e Ana Lúcia Santoro, secretária do meio ambiente do Rio de Janeiro.

- O potencial é muito grande, mas temos muitas dificuldades em avançar por conta do paradigma que precisa ser alterado. O objetivo maior é não só a geração de emprego e renda, mas diante do nosso patrimônio natural, a preservação e a conscientização para utilizar os espaços que é tão forte. A nossa integração pode ser muito produtiva - relatou Ana Lúcia Santoro, secretária do meio ambiente do Rio de Janeiro.

O COSUD

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. A quinta edição segue até o sábado (19), em Florianópolis, Santa Catarina.

O Grupo de Trabalho do Turismo é integrado por secretários de turismo de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Informações: Renan Koerich / Assessor de Comunicação da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina.

Foto: Saul Oliveira