O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e a ENGIE Brasil Energia lançam nesta segunda-feira, 30 de setembro, a 12ª edição do Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental. Voltado a reconhecer trabalhos jornalísticos que contribuem com a preservação dos recursos naturais, o prêmio é dividido nas categorias mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo, internet e fotojornalismo.

Considerado um dos prêmios mais importantes do segmento, a 12ª edição traz novidades. Pela primeira vez a inscrição ocorre totalmente online. Podem ser inscritos trabalhos publicados/veiculados entre 08 de outubro de 2018 e 30 de outubro de 2019. Os materiais podem ser individuais ou coletivos e devem ser assinados por jornalistas e fotojornalistas profissionais em atividade em Santa Catarina.  As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de outubro de 2019 exclusivamente pelo site premios.ima.sc.gov.br.

A premiação será feita em duas etapas. A primeira delas elege o melhor trabalho inscrito regionalmente em cada categoria, que serão premiados com certificados e troféus. Os vencedores regionais concorrem na etapa estadual. Os dois primeiros colocados em cada categoria na etapa estadual recebem certificados, troféus e prêmio em dinheiro.

Neste ano os valores dos premiados sofreram alteração. Para viabilizar a realização do prêmio que tem por premissa o reconhecimento dos trabalhos jornalísticos, a premiação teve uma pequena redução em relação ao valor aplicado nos anos anteriores. Ficando da seguinte forma:

• •             1º lugar Estadual: R$ 5 mil por categoria
  • •             2º lugar Estadual: R$ 2,5 mil por categoria

A premiação dos vencedores regionais e estaduais será realizada no mês de dezembro de 2019, em um evento solene com data a ser confirmada.

O Prêmio IMA de Jornalismo Ambiental é uma iniciativa do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, com patrocínio da ENGIE Brasil Energia, e apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina. Em 2019, o prêmio tem a coordenação da Editora Expressão.