• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, participa do Seminário Regional de Espécies Exóticas Invasoras em 03 de dezembro, em Porto Alegre. O evento é organizado pelo Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul.

A iniciativa tem como objetivo a troca de experiências na detecção,controle e monitoramento de espécies exóticas invasoras entre os estados da região sul do país.

Em Santa Catarina, algumas espécies bastante conhecidas da população acabam causando problemas à fauna e à flora nativas. Um dos exemplos mais comuns é o pinus. Plantado em vários locais do estado para a extração de madeira, a árvore chegou a outras regiões, como Unidades de Conservação, comprometendo as espécies locais.

Desta forma, o IMA realiza o controle da espécie. Ações de retirada ocorrem no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde a planta alcançou até mesmo os pontos mais altos e de difícil acesso, o que demanda uma grande operação para o corte. E o Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos, em que grande parte das exóticas invasoras foi retirada, abrindo espaço para o desenvolvimento da vegetação nativa.

Outra espécie que causa preocupação, especialmente no oeste catarinense, é o javali. O animal prejudica lavouras na região e também é foco de programas de controle. Na Grande Florianópolis, o sagui é outro tipo de espécie exótica invasora que necessita de ações de controle.

Por isso, o Seminário, em parceria com várias instituições, vai possibilitar o compartilhamento de experiências e conhecimentos para a detecção, controle e monitoramento de espécies exóticas invasoras entre os estados da região sul do país.

O Seminário é aberto ao público e tem suas inscrições gratuitas. Mais informações em: https://www.sema.rs.gov.br/s