O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu nesta quarta-feira, 21 de agosto, a Licença de Instalação para a empresa Berneck Unidade Lages. Com investimento previsto de R$ 1 bilhão, o empreendimento deve gerar cerca de 800 empregos diretos e 1.500 indiretos e terá capacidade de produção de 500.000 m³/ano de MDF - painel de fibras de madeira reflorestada – pinus.
Para a construção da planta industrial, o município de Lages cedeu o terreno com área total de quase 100 hectares. Destes, 25,71 hectares serão utilizados para implantação das instalações da fábrica na primeira fase de construção, Etapa 1. Todas as instalações necessárias para obra serão na referida área, incluindo o canteiro de obras, jazidas e subestação de energia.
Futuramente, a empresa projeta expandir a Unidade Fabril de Lages com a instalação de uma segunda linha de MDF, Etapa 2, o que aumentará para 55,64 hectares a área ocupada pela fábrica. Porém, a licença emitida neste momento só autoriza as atividades da primeira fase da Etapa 1.
Para o governador Carlos Moisés da Silva a implantação da segunda unidade da empresa em Santa Catarina é uma grande conquista para o estado. “Além do investimento do porte de R$ 1 bilhão, a fábrica vai gerar um significativo número de empregos, o que vai movimentar a economia da região serrana e, certamente, transformar a vida de muitos catarinenses”.
A Licença Ambiental de Instalação autoriza os serviços de terraplanagem e o início da instalação do parque fabril. A LAI é a segunda de três licenças necessárias para o funcionamento da fábrica. Na sequência, o empreendedor deve solicitar ao IMA a Licença Ambiental de Operação.
O pedido de LAI foi formalizado pelo empreendedor em 14 de junho de 2019. Antes disso, no entanto, em 26 de abril deste ano, o IMA embargou as obras que foram iniciadas sem a autorização do órgão ambiental. Ciente da importância do empreendimento para o município, a equipe da Coordenadoria Regional do IMA de Lages fez a análise de forma célere, levando em consideração o cumprimento das normas técnicas e da legislação. Agora com a emissão da Licença, as obras da empresa podem ter o devido prosseguimento.
Foto Lages: Arquivo Secom