• Dengue

Na região sul do Estado, o Parque Estadual da Serra Furada, em Orleans, também abre as portas para receber visitantes em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado em 05 de junho.

Na Unidade de Conservação, uma das 10 administradas pelo IMA, a programação inicia no dia 1º de junho com a visita de estudantes da Escola Barriga Verde de Orleans. No dia 05 de junho, a equipe do Serra Furada realiza palestra sobre o Parque na Escola Marta Cláudio Machado, de Orleans.

O Parque

O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 20 de junho de 1980, por meio do Decreto nº 11.233. A área de 1.330 ha abrange os territórios municipais de Orleans e Grão-Pará.

Situado nas escarpas da Serra Geral, o Parque Estadual da Serra Furada está ligado geograficamente na porção oeste à área do Parque Nacional de São Joaquim (49.300 ha), aumentando a área conservada e favorecendo a biodiversidade existente no local.

O Parque da Serra Furada tem este nome devido a uma fenda arenítica com aproximadamente 45 m de altura e 8 m de largura que pode ser vista a alguns quilômetros de distância. Essa fenda e o nome do Parque são muitas vezes confundidos com a Janela Furada, outra rocha também com um grande vão, avistada costumeiramente a partir do Morro da Igreja e pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim.