• Dengue

Na serra catarinense, no município de Campos Novos, em uma área de 1.133,25 hectares está grande parte da biodiversidade da região. Protegendo centenas de espécies vegetais e animais, além das belezas naturais que incluem cachoeiras e lagos, o espaço abriga ainda parte da história de Santa Catarina.

E foi justamente para proteger toda a riqueza da região que, em 27 de maio de 2004, foi criado o Parque Estadual Rio Canoas. Adquirido pela Campos Novos Energia S.A. – Enercan – e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, o local foi transformado em Unidade de Conservação, sob a administração do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a proteção, preservação e recuperação dos ecossistemas locais.

Pertencente ao bioma Mata Atlântica, protege a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária) formada por araucária, xaxim, imbuia, cedro, entre outras espécies arbóreas.  Em sua fauna, encontram-se diversas espécies desde cervídeos a felinos, como o gato-maracajá, gato-mourisco e a onça-parda.

Após anos fechado para recuperação da vegetação com acesso voltado apenas a grupos universitários e à realização de pesquisas científicas, em novembro do ano passado o Parque foi aberto à visitação pública. Com duas trilhas em funcionamento e outras duas em fase de implantação, a Unidade já recebeu 1.145 visitantes.

Além da visitação, no local também são realizadas iniciativas de educação ambiental e eventos com apoio e participação da comunidade como atividade prática de jardinagem oferecida a moradores do entorno, professores da região e funcionários do Parque. A intenção é aproximar a Unidade da população para gerar cada vez mais a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais.

Infraestrutura

A princípio, o local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Mas, estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (12 mil metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome.

O Parque está aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969 e/ou pelo e-mail grimpeiro.paerc@gmail.com.br.