• Dengue

No dia 27 de maio o Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos, 15 anos de criação e para comemorar a data, juntamente com as festividades pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho, a Unidade de Conservação vai receber alunos de várias escolas da região. A aproximação das escolas e do Parque, a realização de programas de educação ambiental são fundamentais para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

No dia 05 de junho, o Parque vai receber, durante todo o dia, 25 alunos do município de Cerro Negro, em parceria com a CTG Brasil. No mesmo dia, 30 alunos do CEJA de Campos Novos participam da Primeira Trilha Noturna no parque após a inauguração da Unidade.

Na quinta-feira, 06 de junho, 30 alunos de Abdon Batista e 30 alunos de Vargem vão passar o dia no Parque desfrutando das belezas e riquezas naturais do local que, atualmente, tem abertas duas trilhas, além de centro de visitantes com espaço para projetos de educação ambiental.

No dia 07 de junho será a vez de 30 alunos da escola da Barra do Leão, pertencente a Campos Novos, apreciarem a Unidade de Conservação. Ao todo, devem passar pelo Parque Rio Canoas, nestes dias, cerca de 150 estudantes.

O Parque

Localizado no município de Campos Novos, o Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) foi criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004. É uma das 10 unidades de Conservação administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A área de 1.133,25 hectares foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. - Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área. Pertencente ao bioma Mata Atlântica, esta Unidade de Conservação tem a finalidade de proteger a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), formada por araucária, xaxim, imbuia, cedro e demais espécies arbóreas.

Serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos a felinos, dentre eles o gato-maracajá e a onça-parda.

Infraestrutura

Aberto para visitação em novembro de 2018, o Parque conta com infraestrutura para visitação, além de educação ambiental e outras atividades em meio à natureza. 

A princípio, o local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Mas, já estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (12 mil metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome.

O Parque estará aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969 e/ou pelo e-mail grimpeiro.paerc@gmail.com.br.