• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 26 a 30 de novembro de 2018. De acordo com os resultados, 75,3% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.

Em relação ao relatório anterior, dois pontos passaram da condição de impróprio para próprio e cinco de próprio para impróprio. Em Florianópolis, dos 75 pontos analisados, 77,3% estão adequados para banho. No restante da costa, em 104 locais, dos 140 verificados, recomenda-se o mergulho.

O IMA realiza o monitoramento da qualidade da água para banho de mar desde 1976. As coletas são efetuadas justamente nos pontos mais suscetíveis de poluição. Desta forma, é importante que a população esteja atenta às placas que identificam a condição do ponto ou acesse o site do IMA para ter conhecimento em quais locais é seguro entrar na água.

As amostragens e ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José.

Durante a alta temporada – de novembro a março, os relatórios de balneabilidade são divulgados semanalmente, todas as sextas-feiras. E de abril a outubro a divulgação é realizada por mês.