O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realiza no dia 11 de julho Audiência Públia para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da Pequena Central Hidrelétrica Barra do Pinheiro, de responsabilidade da empresa RTK Engenharia e Consultoria. O encontro ocorre a partir das 19h no município de Capinzal.

O projeto prevê que a construção da Pequena Central Hidrelétrica, que terá capacidade instalada de 14,70 MW, vai permitir uma energia assegurada de 7,814 MWh.  De acordo com o relatório, o custo total de implantação do empreendimento, incluindo o sistema de transmissão, é de quase  R$ 95 milhões.

As obras da PCH Barra do Pinheiro consistirão da construção de uma estrutura de barragem/vertedouro de soleira livre, cinco comportas de segmento, barragem de concreto, tomada d’água/casa de força acopladas e abrigada sem derivação. A Linha de Transmissão (LT) que transportará a energia gerada pela PCH Barra do Pinheiro até a Subestação Coletora Rio do Peixe será implantada com tensão nominal de 34,5 kV, extensão de aproximadamente 17,1 km, circuito simples, cabo CA 636 MCM. O cronograma do empreendimento prevê a implantação da usina em um prazo máximo de 24 meses a partir do início da construção.

A audiência pública é uma das condicionantes do processo de licenciamento estabelecidas pelo órgão ambiental. Para o presidente do IMA, Alexandre Waltrick Rates, o diálogo entre sociedade, empreendedor e técnicos do Instituto é fundamental para o esclarecimento de dúvidas e possíveis conflitos. “Este é um canal direto no qual a população pode questionar e fazer sugestões diretamente para o empreendedor e para o IMA”, enfatiza o presidente.

A audiência ocorre no dia 11 de julho, às 19h, No ACIAG – Colégio Mater Dolorum, localizado na Rua Casemiro Epifani, 10 – Centro – Capinzal/SC. Antes, no entanto, é possível ter acesso ao RIMA que está à disposição para consulta na Biblioteca do IMA, na Rua Felipe Schmidt, 485, Centro, Florianópolis; na Prefeitura Municipal de Ipira, na Rua 15 de Agosto, 342, Centro, Ipira; na Prefeitura Municipal de Ouro, Rua Governador Jorge Lacerda, 1209, Centro, Ouro; no Colégio Mater Dolorum, Rua Casemiro Epifani, 10, Centro, Capinzal; na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Rua Carmelo Zocoli, 155, Centro, Capinzal; na Secretaria da Educação Cultura e Eportes, Rua Ernesto Hachmann, 505, Centro, Capinzal; na Imprenssa Municipal, Rua Carmelo Zocoli, 155, Centro, Capinzal; e no site do IMA: www.IMA.sc.gov.br.