• Dengue

O novo relatório de balneabilidade da temporada de verão, divulgado nesta sexta-feira, 9, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão que substitui a Fatma, mostra que que as amostragens e ensaios efetuados nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garapaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo e São José. Neste relatório pode-se observar que seis pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 11 pontos passaram da condição de impróprio para próprio. As coletas realizadas na semana de 05 e 09 de fevereiro de 2018 e o relatório completo podem ser acessados aqui ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 50 (66,7%) estão próprios para banho. No restante do litoral, 103 (76,3%) dos locais analisados estão seguros para os banhistas. Portanto, o litoral de Santa Catarina apresenta mais de 70% (71,2%) de praias com situação própria para banho. "Apesar de ter sido registrada mais uma melhora significativa, pedimos a atenção dos usuários/banhistas para situação do ponto em uso. É que placas estão sendo danificadas, vandalizadas, queimadas e até excluídas do local”, alertou Marlon Daniel da Silva, responsável técnico pelas análises. O último relatório de balneabilidade da temporada de verão será divulgado no dia 30 de março, depois serão divulgados mensalmente na última sexta-feira de cada mês.

Como a balneabilidade é feita

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. “Começamos a colher as amostras para o início da temporada em 6 de novembro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio”, desta Marlon Silva. Além da estrutura da Fundação, outros dois laboratórios parceiros contribuem para as análises.

Na internet

Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. Assim que os resultados são cadastrados no sistema, o site e o aplicativo são atualizados automaticamente. “Indicamos que se observe o histórico do local. Se, na maior parte do tempo está próprio, a chance de estar contaminado é menor que um local que apresenta um histórico de impropriedade”, explica o gerente de Pesquisa e Análise Ambiental, Oscar João Vasquez Filho, gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental do IMA.