WhatsApp Image 2024 04 09 at 14.44.18pld

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) realizou, na última semana,  a coleta de resíduos eletroeletrônicos em Schroeder e Corupá, municípios que compõem a região de abrangência da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (CODAM) de Jaraguá do Sul. Ao todo foram recolhidos 2.845 kg de resíduos, com destaque para televisores, impressoras, telefones, controles remotos, estabilizadores, notebooks, computadores de mesa (desktop), micro-ondas, liquidificadores, pilhas e baterias, etc. Além do recolhimento de lâmpadas, no qual foram recolhidas 574 unidades.

O recolhimento foi possível devido à colaboração das Entidades Gestoras (Weee.do – Logística Reversa de Eletroeletrônicos) e (Reciclus – Logística Reversa de Lâmpadas), à excelente campanha de recolhimento realizada pelas Coordenadoras Jéssica Michalak Besen, Mônica Cicino de Moura e equipe, no município de Schroeder, e ao Coordenador Cristhian Steingraber e Thales Bohn Pessatti  no município de Corupá. Neste semestre, o PLD promoverá ainda mais ações de recolhimentos nas regiões das CODAMs de Mafra, Canoinhas, Concórdia, São Miguel do Oeste, Itajaí, Rio do Sul e Blumenau.

IMG 20240404 105909pld

O que é o Programa Penso, Logo Destino?

É um Programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

O que são Entidades Gestoras?

São pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, constituídas pelas fabricantes e importadoras ou associações de fabricantes e importadores, e que têm como o objetivo estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa.

Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?

Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, pesquisando neste link: https://pld.ima.sc.gov.br/.

Conheça o Programa Penso, Logo Destino neste link