• Dengue

WhatsApp Image 2023 08 14 at 09.45.49

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) compartilha os detalhes de cada projeto vencedor da 24ª edição do Prêmio Fritz Müller. A lista dos vencedores deste ano foi divulgada no mês de agosto e a premiação visa reconhecer e premiar as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado. 

O prêmio contempla 12 categorias: Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; e Turismo Ecológico e Sustentável. Assim, destacamos abaixo a lista dos premiados desta edição com informações complementares de cada case vencedor.

Confira:

Categoria: Agricultura Sustentável

Organização: Grupo Escola Municipal Reinaldo Kruger
Cidade: Canoinhas

Projeto: Bioponia – Cultivando Vida, Fomentando Ideias Sustentáveis

WHEAE9 1 2

O projeto objetiva o cultivo de plantas, de forma totalmente orgânica, sem o uso de adubação química em sistema hidropônico. Para isso, foi desenvolvida uma solução nutritiva que atende às necessidades da planta, comprovando que existem formas naturais e economicamente viáveis de cultivar hortaliças.

 

 


Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)

Organização: BRF

Cidade: Capinzal

Projeto: Automação da Dosagem de Água no Processo de Resfriamento de Carcaças em um Frigorífico de Aves

 conservação agua BRF 2

Por meio do projeto que visou a redução no consumo de água, de acordo com o compromisso global com o ESG, a BRF alcançou uma economia de água de 425.520 L/dia, totalizando 9.361.440 L/mês e 112.337.280 L/ano.


 

Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Energia)

Organização: Grupo ND

Cidade: Florianópolis – Santa Catarina

Projeto: O Primeiro Conglomerado de Comunicação do Brasil Autossustentável em Energia Elétrica

 conservação energia ND

A implantação de usina de geração fotovoltaica, a maior do gênero (para consumo próprio) em Santa Catarina, levou o Grupo Catarinense ND a se tornar, na área da comunicação, o primeiro do país a conquistar a autossustentabilidade em energia elétrica.

 


Categoria: Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre

Organização: Klabin

Cidade: Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul e Urupema

Projeto: CINAT – Centro de Interpretação da Natureza na RPPNE Complexo Serra da Farofa

conservação klabin RPPN Serra da Farofa

Localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina, o projeto, criado em parceria com a Udesc, permite que especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país, interessados em realizar pesquisas no local, possam se hospedar dentro da reserva.

 

 


Categoria: Controle de Poluição

Organização: Aurora

Cidade: Chapecó

Projeto: Modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos na Aurora Coop: novo sistema controla poluição e traz maior eficiência e controle operacional

 controle poluição aurora

A Aurora Coop investiu mais de R$ 40 milhões na implantação e modernização das estações de tratamento de efluentes de três das suas maiores plantas industriais de aves e suínos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o que resultou em melhoria significativa e satisfatória dos resultados do efluente tratado.

 

 


Categoria: Educação Ambiental

Organização: Instituto Federal Catarinense

Projeto: Programa de Extensão ReCicLa

Cidade: Araquari

educacao ambiental recicla

O Programa ReCicLa é um “guarda-chuva” que agrega outros projetos de extensão: Redes Sociais, Plantar Saberes e Culinária do Bem. Além de ações de produção de materiais de limpeza de baixo custo e produção de sabão artesanal com óleo descartado, cabe ao Programa articular ações entre os projetos e os parceiros.

 


Categoria: Gestão Ambiental

Organização: Portonave

Cidade: Navegantes

Projeto: Gestão ESG

 gestão ambiental portonave

O Projeto Gestão ESG vem sendo desenvolvido desde o início da implementação da empresa, e ganhou mais força em 2021, a partir da estruturação do Comitê de Sustentabilidade e da certificação do Sistema de Gestão Antissuborno.

 

 


Categoria: Projeto Socioambiental

Organização: SCPAR Porto de Imbituba

Cidade: Imbituba

Projeto: Projeto Costa Butiá

socio ambiental SC par

Criado para incentivar o uso sustentável da palmeira do butiá (Butia catarinensis), o projeto realizou mais de 85 oficinas e cursos para mais de 4 mil pessoas, o que resultou na retomada da produção e comercialização do tradicional chapéu, além da criação de novos 40 produtos a partir da folha do butiá.

 

 


Categoria: Reciclagem

Organização: Thyssenkrupp Estaleiro

Projeto: Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O caminho do Aterro Zero

reciclagem thyssenkrupp

Visando mitigar os impactos causados pela geração dos resíduos, bem como melhorar o desempenho ambiental, a Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul instituiu o Projeto que abrange uma série de ações e medidas que contemplam a gestão dos resíduos durante todo o ciclo de vida.

 

 


Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas

Organização: Associação dos Municípios do Vale do Itapocu

Cidade: Jaraguá do Sul/SC

Projeto: Projeto Mananciais - Recuperação de nascentes e matas ciliares da Bacia do Itapocu para produção de água

recuperação areas degradas itapocu

O projeto busca a recuperação da vegetação nativa de APPs de nascentes e de cursos d’água com o propósito de ampliar a oferta de água da região nordeste catarinense. Por meio da iniciativa foram recuperados 40,8 hectares de matas ciliares, plantadas 8.426 mudas de árvores nativas e 22 nascentes recuperadas.

 


Categoria: Resíduos Sólidos

Organização: CETRIC

Cidade: Chapecó

Projeto: Ecoparque Bioenergético – Transformamos Resíduos em Oportunidades Valiosas

residuos sólidos cetric

O biogás possui poder calorífico entre 4.500 e 6.000 kcal/m³, podendo ser consumido diretamente ou tratado para separação e aproveitamento do biometano. Seguindo estes indicadores, a Cetric instituiu novos programas como o processo de purificação de biogás em biometano utilizado como combustível veicular e a geração de energia elétrica por meio de resíduos.

 


Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável

Organização: Parque Unipraias

Cidade: Balneário Camboriú e Camboriu

Projeto: Barco Escola – Expedição do Igarapé

turismo BarcoEscola3

O projeto acontece a bordo de embarcação com capacidade para 79 passageiros, prioritariamente destinada a alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada dos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú, bem como demais instituições de ensino do estado de Santa Catarina.

 


Categoria: Menção Honrosa em Educação Ambiental

Organização: NSCTV

Cidade: Florianópolis

Projeto: Seriado de TV "Fique Bem": Episódio "Você está comendo plástico, sem saber"

 menção NSC

Após meses no ar, o quadro “Fique Bem” abordou um tema pouco falado, porém muito importante. Exibido no dia 03 de março de 2023, o episódio trouxe o que a ciência comprova sobre o uso de plástico sem controle e alertou que os homens estão comendo, respirando e bebendo plástico todos os dias sem saber.

 

 


Categoria: Menção Honrosa em Educação Ambiental

Organização: Parque Unipraias

Cidade: Balneário Camboriú

Projeto: Programa de Educação Ambiental Parque Escola – Diversão Educa

mencão parque unipraias

O projeto tem como principal objetivo divulgar as relações que ocorrem na natureza, possibilitando aos estudantes a compreensão e, principalmente, a conscientização sobre a fundamental participação de todas as pessoas na proteção e preservação dos recursos naturais.

 


Prêmio Raulino Reitz

A premiação também reverencia uma personalidade pela destacada atuação ambiental em Santa Catarina. O nome do prêmio é uma homenagem ao cientista e fundador da então FATMA (atual IMA). O vencedor do prêmio será divulgado em novembro no evento de premiação deste ano.

Evento de Premiação

A solenidade de entrega da premiação está marcada para o dia 22 de novembro, no salão principal do Lira Tênis Clube, no Centro de Florianópolis.