Páscoa B

Em mais uma ação do programa Novos Caminhos em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), crianças e adolescentes em acolhimento institucional da comarca de Criciúma tiveram um fim de semana especial com mais uma atividade no circuito de trilhas que o IMA desenvolve na região Sul. Promovido no último sábado (30/3), o passeio foi na Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco, também conhecida como Reserva São Francisco, em Nova Veneza.

Além da trilha, a programação também contou com uma ação de caça a ovos de Páscoa, doados pelo casal Sidney José Damiani e Marli Bortolin, que gerem a reserva e autorizaram o acesso ao local de educação ambiental para as atividades. O grupo foi recepcionado no anfiteatro integrado à natureza da reserva e seguiu para uma trilha interpretativa, até chegar a uma cachoeira.

“As ações promovidas pelo programa Novos Caminhos, do TJSC, demonstram na prática o quão fundamental é o ato de proporcionar às crianças e adolescentes do projeto a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e interesse ativo pelo ambiente natural, por isso, para nós do IMA/SC, é sempre muito gratificante apoiar iniciativas que potencializam o incentivo e a promoção da educação ambiental”, afirma a presidente do IMA/SC, Sheila Meirelles.

O coordenador da Reserva do Aguaí/IMA, Joel Casagrande, que acompanhou o grupo na atividade, explica que essa foi a segunda experiência que tiveram, o que oportunizou reencontrar várias crianças que vieram até a equipe com muito carinho, e que isso foi muito emocionante. “E é muito bom poder oferecer essas oportunidades às crianças do programa Novos Caminhos. Essa parceria entre as instituições envolvidas fortalece as missões de cada uma.”

Já para a bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, ONG parceira do IMA, Micheli Ribeiro Luiz, durante as atividades houve vários momentos que a marcaram, entre eles a caça aos ovos de chocolate, que permitiu que, entre risadas e correrias, a magia da infância brilhasse naquele momento. “Outro momento especial foi ao chegar à cachoeira, onde a natureza se apresentava em toda a sua majestade. Parabenizamos cada um deles pela caminhada que fizeram e pelo abraço coletivo, que envolveu afeto, transmitindo amor, acolhimento e conexão com a natureza em sua forma mais simples e pura.” Por fim, houve um momento em que cada criança se apresentou e compartilhou sua emoção de estar na reserva, sendo possível, segundo Micheli, ver a paz envolver seus sorrisos e a harmonia vibrar em suas vozes. ”Foi um dia de conexão com a natureza, palavra-chave do encontro, mas também de partilha, esperança e inspiração para plantarmos a semente do bem.”

O passeio também foi acompanhado pelo biólogo do IMA/SC, Juliano de Mattos Emmerick, voluntários do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IMA e voluntários do Grupo de Prevenção e Apoio às Emergências na Serra Geral da Associação Serra Geral de Montanhismo (PAESG/ ASGEM).

Imagens: Divulgação/PNC-Criciúma
Com informações da NCI/Assessoria de Imprensa