• Dengue

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o novo relatório de balneabilidade, referente a coletas realizadas na semana de 27 a 31 de janeiro de 2020. Segundo o resultado, 68,0% dos 231 pontos analisados no litoral catarinense estão próprios para banho, índice menor do que o resultado anterior, que era de 71,4%.

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados pelo IMA, 60 estão em condições de receber banhistas, o que representa 69,0%. No restante do litoral, das 144 áreas onde há coleta, em 97 recomenda-se o mergulho. Com relação ao relatório anterior, 12 pontos passaram da condição de próprio para impróprio. Entre eles, os pontos 11 e 95, em frente ao Monumento da Polícia Militar e em frente à Rua Altamiro Guimarães, na Beira-mar Norte. Quatro pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

As análises de qualidade da água são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros.

O IMA alerta para os atos de vandalismo às placas de balneabilidade, especialmente nas Praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, em Florianópolis e solicita que os banhistas, sempre que possível, acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para saber a condição atualizada e correta do ponto.