O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Valdez Rodrigues Ven√Ęncio, participou nesta ter√ßa-feira, 26 de novembro, da cerim√īnia de certifica√ß√£o dos munic√≠pios e estruturas n√°uticas agraciados com o t√≠tulo Bandeira Azul. O presidente esteve presente no evento a convite de Flavia Didomenico, presidente da SANTUR, para fazer a entrega das certifica√ß√Ķes.

A alian√ßa entre turismo e meio ambiente concedeu √† Santa Catarina o maior n√ļmero de pontos certificados com a bandeira azul no pa√≠s. Dos 20 lugares certificados, 10 est√£o em Santa Catarina. Os certificados foram entregues para sete praias, uma lagoa, uma marina e um iate clube.

Em Florian√≥polis, a Lagoa do Peri e o Iate Club de Santa Catarina - Veleiros da Ilha receberam a certifica√ß√£o. Balne√°rio Cambori√ļ teve uma marina e duas praias contempladas. Em S√£o Francisco do Sul, a Praia da Saudade foi agraciada com a bandeira azul pela primeira vez. A praia de Balne√°rio Pi√ßarras e a Praia Grande, em Governador Celso Ramos, tamb√©m receberam o certificado.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustent√°vel do turismo em √°reas marinhas e de √°gua doce. O programa desafia autoridades locais, gestores de praia, de marinas e operadores de passeios de barco de turismo sustent√°vel a buscar padr√Ķes elevados de gest√£o em seis categorias: qualidade da √°gua, gest√£o ambiental, educa√ß√£o e informa√ß√£o ambiental, seguran√ßa e servi√ßos, responsabilidade social e opera√ß√Ķes respons√°veis em torno da vida selvagem.

Ao longo dos anos, a Bandeira Azul tornou-se um selo ecológico altamente respeitado e reconhecido pelo trabalho de reunir os setores ambiental e do turismo a nível local, regional e nacional para garantir sustentabilidade no turismo.

Foto: Saul Oliveira/SANTUR