• Dengue

O Parque Estadual Rio Canoas, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), em Campos Novos, realiza de 25 a 29 de setembro a I Mostra de Biodiversidade. A programação tem por finalidade apresentar ao público a biodiversidade de fauna, flora, recursos hídricos e as incontáveis belezas naturais do Parque.

A programação começa às 9h do dia 25 com ato solene de abertura. A entrada é gratuita. O agendamento prévio somente é necessário para grupos maiores e para as redes de ensino público e privado, através do telefone (49) 998364969. O projeto está sendo patrocinado pela CTG Brasil (UHE Garibaldi) e pela Enercan (Campos Novos).

Além de promover a grande diversidade da área, o evento busca ainda aproximar a comunidade do Parque, estimulando crianças, jovens, homens e mulheres da região a estarem cada vez mais perto da natureza e a criarem o sentimento de pertencimento com a Unidade que oferece, além das riquezas naturais, trilhas e atrações relacionadas à educação ambiental.

É o momento perfeito para a comunidade que ainda esteve no Parque vir conhecer ou para quem já conhece voltar a aproveitar todas as atividades que o Rio Canoas oferece. Nossa intenção é realmente fazer com que cada vez mais pessoas conheçam o Parque conhece quem conhece, ama e quem ama, cuida”, completa a coordenadora da Unidade, Leila Alberti.

A I Mostra de Biodiversidade será conduzida pelos colaboradores do GRIMPEIRO, professores e acadêmicos de Ciências Biológicas da UNOESC de Joaçaba e demais profissionais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Enercan e da CTG Brasil.

Programação

Durante os dias de evento acontecerão as seguintes exposições:

  • • Exposição da I Mostra da Biodiversidade do Parque Estadual Rio Canoas, através de totens interativos representando toda a biodiversidade de fauna, flora, recursos hídricos e paisagens cênicas.
    • Exposição dos melhores registros de fauna, pelas câmeras de monitoramento do Parque Estadual Rio Canoas
    • Exposição dos recursos hídricos que fazem parte das mais lindas paisagens do Estado de Santa Catarina, principalmente de nossa região
    • Exposição de animais taxidermizados e demais materiais biológicos, pelo Curso de Ciências Biológicas da UNOESC de Joaçaba
    • Exposição de plantas, exsicatas e troncos, demonstrando os estágios sucessionais da formação florestal da Unidade de Conservação.

O Parque

O Parque Estadual Rio Canoas (PAERC), criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, localiza-se no município de Campos Novos. É uma unidade de Conservação da Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucária. A área de 1.133,25 hectares foi adquirida pela Campos Novos Energia S.A. - Enercan e doada ao Governo do Estado de Santa Catarina como compensação ambiental pelo aproveitamento hidrelétrico de Campos Novos na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas.

Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área. Pertencente ao bioma Mata Atlântica, esta Unidade de Conservação tem a finalidade de proteger a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksoniasellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrelafissilis) e demais espécies arbóreas.

Serve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). Espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, onde se predomina a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Notocactus linkii).

Infraestrutura

O Parque conta com infraestrutura para visitação, além de educação ambiental e outras atividades em meio à natureza. 

A princípio, o local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). Mas, já estão em fase de implantação outras duas, a Trilha do Mirante do Lago (12 mil metros de extensão) e a trilha do Lajeado do Roberto (4 mil metros de estrada + 3.400 metros) que tem como principal atração a cachoeira de mesmo nome.

O Parque estará aberto para visitação de quarta-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com cogestão da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Grimpeiro. Para maiores informações basta entrar em contato pelo telefone (49) 99836-4969 e/ou pelo e-mail grimpeiro.paerc@gmail.com.br.