• Dengue

Um petrel-gigante-do-Norte (Macronectes halli) foi reabilitado e solto na manhã do dia 24 de outubro, próximo à Ilha Xavier, em Florianópolis. Este é o primeiro registro de uma ave desta espécie pela equipe da R3 Animal que coordena o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, Unidade de Conservação administrada pelo IMA.

Um morador de Jurerê Internacional, no norte da ilha, encontrou a ave debilitada na areia da praia em 03 de outubro e entrou em contato com a R3 Animal. De acordo com a médica veterinária Marzia Antonelli, o petrel estava desidratado, hipertérmico, com alterações respiratórias e atrofia muscular em articulações dos membros pélvicos. Também foi constatada presença de ectoparasitas.

A ave foi medicada e passou por vários tipos de exames antes de ser liberada para soltura. Foram feitos exames de sangue, fezes e de raio-x. Antes de voltar à natureza, a ave recebeu uma anilha (anel de identificação) fornecida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), órgão de conservação de aves silvestres ligado ao ICMBio.

O petrel-gigante-do-Norte é uma ave Procellariiforme encontrada no hemisfério sul e em toda região circumpolar antártica. Essa é uma espécie predadora e com alimentação oportunista, preferindo se alimentar principalmente da carcaça de outros animais marinhos, como pinguins, baleias e aves marinhas. Porém, muitas vezes rouba o alimento de outras aves.

Alimenta-se também de lulas e peixes e é visto acompanhando barcos de pesca atrás de peixes que são descartados. Os machos são significantemente maiores que as fêmeas. “Pelas características na plumagem e tamanho do bico, identificamos este indivíduo que passou por reabilitação como sendo um macho adulto”, explica o oceanólogo Emanuel Ferreira.

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

___

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.

Texto e fotos: Nilson Coelho/ R3 Animal.