O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o primeiro relatório de balneabilidade de 2019. De acordo com as coletas e análises realizadas de 02 a 04 de janeiro, 72,4% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense.

Em Florianópolis, 76,2% estão adequados para banho. E no restante do litoral, em 101 locais dos 144 averiguados recomenda-se o mergulho, o que corresponde a 70,1%. Em relação ao resultado anterior, lançado na sexta-feira passada, dia 28 de dezembro, sete pontos passaram da condição de impróprio para próprio e 17 de próprio para impróprio.

Os ensaios são efetuados nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

O IMA destaca o cuidado dos banhistas ao entrar no mar quando transcorridas 24 horas de chuvas torrenciais. O alerta é para que população e visitantes não se banhem em saídas de rios, de riachos e galerias pluviais. Além disso, o IMA chama a atenção para a situação das placas. Algumas, especialmente durante a alta temporada, são retiradas, danificadas ou vandalizadas. Desta forma, a recomendação é que os usuários acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para saber a condição das praias catarinenses.

O Instituto

CODAMS