Acesse o relatório completo aqui

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou mais um relatório mensal de balneabilidade. Dos 215 locais analisados nas praias catarinenses, 175 (81,4%) estão próprios para banho. As coletas e análises foram feitas de 23 a 27 de outubro. Os dados estão disponíveis no www.fatma.sc.gov.br e no aplicativo Praias SC, habilitado para Android.

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 64 (85,3%) estão próprios para banho. No restante do litoral, 111 locais (79,3%) estão liberados para os banhistas. “Em relação ao relatório de setembro, dois pontos passaram a ser impróprios e oito tornaram-se próprios”, explica o técnico de Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O monitoramento semanal da temporada de verão 2017/2018 começa a ser divulgado em 6 de dezembro. Até lá, os relatórios mensais de todo o litoral catarinense são divulgados nas últimas sextas-feiras de cada mês. “A balneabilidade, feita há 40 anos pela Fatma, é um serviço importante para que cada cidadão aproveite as belas praias catarinenses com segurança”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Como é feito

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.