A cerimônia de entrega do 19º Prêmio Fritz Müller será realizada nesta terça-feira, 31, no Hotel Majestic, em Florianópolis, às 19h30.A premiação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), reconhece as organizações e projetos que desenvolvem iniciativas em prol do meio ambiente que vão além da legislação. Além da premiação, também será entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. A corporação recebe a homenagem pelos cuidados a toda forma de vida do Estado.

Ao todo, 13 organizações serão contempladas com o troféu Fritz Müller e com o Certificado Fatma de Gestão Ambiental. Outras sete instituições públicas e privadas receberão o certificado por terem projetos de relevante destaque na área ambiental. “Diante do grande sucesso de mais uma edição, pelo número de inscritos e pela qualidade dos trabalhos homenageados, fortalecemos o entusiasmo para que novos exemplos sejam identificados e possam inspirar outras iniciativas, dando continuidade a este ciclo virtuoso de sustentabilidade em Santa Catarina”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, a variedade dos projetos mostra que a preocupação com o meio ambiente está presente em todos os setores da sociedade. “Temos entre os vencedores instituições de ensino públicas e privadas, empresas e organizações civis de grande e pequeno porte, com iniciativas que passam pela educação ambiental, racionalização no uso de recursos naturais e recuperação de áreas degradadas. É uma satisfação perceber que a sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano dos catarinenses”, declara.  

Pelos cuidados com a natureza e a vida

A dedicação de todos os servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no combate aos incêndios em unidades de conservação e o empenho na preservação da fauna e da flora catarinense serão reconhecidos pela Fatma com a entrega no mesmo dia do Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza. A homenagem é destinada a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem projetos, pesquisas ou realizam ações em benefício da conservação da natureza.

“O recebimento deste prêmio é o reconhecimento público do cumprimento de uma das nossas mais nobres missões: a preservação do meio ambiente. Assim o fazemos não só no combate aos incêndios florestais, mas quando instruímos as crianças nas praias, quando realizamos ações de limpeza de rios e outros ambientes naturais com a participação da comunidade, quando integramos ações de fiscalização e informação a respeito das cargas perigosas transportadas em nossas rodovias e quando resgatamos animais silvestres em situação de risco”, explicou Onir Mocellin, comandante-geral do CBMSC.

Conheça as organizações premiadas no 19º Prêmio Fritz Müller:

Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)

Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool S.A. Eletrodomésticos

Conservação de Insumos de Produção (energia) – Celesc Geração

Controle de Poluição Atmosférica – Portobello

Educação Ambiental – FCDLSC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)

Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, São Miguel do Oeste

Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)

Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)

Produto Ecológico – Celulose Irani

Reciclagem – Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)

Recuperação de Áreas Degradadas – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) – troféu - e Fundação Certi (certificado)

Resíduos Sólidos – Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)

Tratamento de Efluentes – não houve ganhador

Turismo Ecológico e Sustentável – Costão do Santinho Resort