As tradicionais férias escolares do mês de julho são um período propício para toda família visitar os parques estaduais administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Os parques Serra do Tabuleiro, em Palhoça; Rio Vermelho, em Florianópolis; Fritz Plaumann, em Concórdia, e Araucárias, em São Domingos oferecem diversas opções para os amantes da natureza aproveitarem o dia ao ar livre em contato com o verde. “Só preserva quem conhece. Neste período, os responsáveis podem levar as crianças para conhecer as unidades de conservação e aproveitarem o dia de lazer e de educação ambiental”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Walltrick Rates.

Na região da Grande Florianópolis há duas opções. Em Palhoça está a sede do Parque da Serra do Tabuleiro, que oferece no Centro de Visitantes, um espaço com fotos e maquete da área. O local é a partida para a Trilha do Maciambú. O Parque do Rio Vermelho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, tem uma trilha ecológica que abriga animais resgatados de tráfico ou vítimas de maus tratos; área para camping, onde os campistas têm a opção de passar o dia sem pernoitar. Outro atrativo da unidade é o “Espaço Mar Aberto”, onde em um ambiente lúdico, que lembra o fundo do mar, os visitantes aprendem a conservar espécies marinhas que ocorrem no litoral catarinense.

No Meio-Oeste, em Concórdia, o Parque Fritz Plaumann reúne a história da colonização local e também oferece quatro trilhas diferentes: do Lajeado Cruzeiro, das Marrequinhas, do Mirante e da Canafístula. Todas podem ser feitas com a orientação de guias. No Extremo-Oeste, em São Domingos, no Parque das Araucárias, os visitantes têm duas opções de trilha: Araucárias e Cascatas. No Centro de Visitantes é possível conhecer a história do local que já foi ocupado por uma madeireira. O ambiente proporciona contato com a natureza e conscientização ambiental. “Aprendizado é para vida toda. Nos parques, uma das lições mais importantes que os visitantes recebem é a de que um animal silvestre pode até ser fofo, mas que o lugar dele é na natureza”, explica o gerente das Unidades de Conservação da Fatma, Gilberto Morsch.

Parque do Rio Vermelho (Florianópolis)

Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Espaço Mar Aberto e Trilha Ecológica: (48) 3665.4492/99828.8952/ email: trilha@fatma.sc.gov.br

Camping: (48) 99808.1375/ email: campingriovermelho@fatma.sc.gov.br

Para ver se há horário disponível acesse: www.facebook.com/trilhadoriovermelho

Parque Fritz Plaumann (Concórdia)

Atende normalmente às quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h

Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Parque das Araucárias (São Domingos)

Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Fone: (49)9132-4969/ email: grimpeiro@gmail.com

Parque Serra do Tabuleiro (Palhoça)

Recebe visitantes normalmente de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h

Contato: (48) 3286.2624/ email: centrodevisitanestabuleiro@gmail.com