O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates, e o diretor-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Gustavo Lopes, assinaram nesta segunda-feira, 13, um termo de cooperação técnica. O objetivo é trocar experiências e iniciativas tecnológicas voltadas à gestão ambiental.

A Fatma vai ceder o sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) que é usado pelas indústrias e transportadoras catarinenses na locomoção de materiais descartados na produção. “O sistema dá um panorama geral do tipo de resíduos, da quantidade que é transportado em todo o Estado e, do principal, se esse material está sendo destinado ao local correto”, informa o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick Rates. Desde que entrou em funcionamento em Santa Catarina, o sistema possui 26 mil usuários, que geraram 600 mil manifestos.

O IMA vai disponibilizar a tecnologia utilizada em um sistema e aplicativo de denúncias. A ideia é que os cidadãos possam fazer seus registros na Ouvidoria também por meio de smartphones. “A pessoa se sente mais próxima do meio ambiente”, explica o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.