Trezes instituições que atuam em Santa Catarina vão receber na quinta-feira, 8, o Prêmio Fritz Müller, realizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O evento está na 18ª edição e visa homenagear corporações e órgãos públicos que desenvolvem ações de destaque na área ambiental. A entrega será às 19h30, na Fiesc, em Florianópolis.

Ao todo, 50 instituições enviaram seus projetos para avaliação dos técnicos da Fatma. O Prêmio tem 13 categorias. Das escolhidas, três são empresas públicas e seis corporações privadas. Há também dois órgãos públicos, uma instituição representativa de classe e uma organização não governamental. “Na hora do julgamento dos projetos são avaliados a inovação, a criatividade e o retorno ambiental, não importando se a empresa é de grande ou pequeno porte”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Homenagem

Além do Prêmio Fritz Müller, no evento também será dado o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza para o engenheiro agrônomo Glauco Olinger. A homenagem é destinada a pessoas físicas que se destacam no cuidado com o meio ambiente. “Olinger foi precursor da agroindústria aliada à preservação ambiental e a oportunidade de homenageá-lo é um orgulho para a Fatma”, explica o presidente da Fundação, Alexandre Waltrick Rates.

Natural de Lages, Olinger foi responsável pela fundação da Acaresc, atual Epagri e precursor da agroindústria catarinense. Atualmente é consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Fome. O respeito à natureza norteou a atuação de Olinger em seus 94 anos de vida. Para o engenheiro, se um projeto em agroindústria não fosse ambientalmente correto, deveria ser dispensado.

Conheça os vencedores deste ano:

Gestão Ambiental: Ministério Público de Santa Catarina – criou um portal específico que agiliza a gestão ambiental.

Reciclagem: Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) – o programa ReÓleo é um projeto de reciclagem de óleo de cozinha que contribui para a preservação do meio ambiente com o descarte adequado do material.

Conservação de Insumos de Produção (energia): Celesc Distribuição – o case agraciado mostra os resultados de cinco projetos de eficiência  energética  desenvolvidos pela Celesc Distribuição desde 2010 e como eles são importantes para a conservação de insumos e para preservação do meio ambiente

Conservação de Insumos de Produção (água): Máster Agropecuária – a granja de produção de suínos administrada pela empresa reduziu o consumo de água com ações específicas e a participação dos colaboradores.

Educação Ambiental: Consórcio Itá – o Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Ita desenvolve programas de educação ambiental nos municípios da área de influência da usina.

Recuperação de Áreas Degradadas: Enercan – o Programa de Preservação da APP, está na quinta edição, e é destinado aos produtores rurais e agricultores vizinhos do reservatório no incentivo as boas práticas ambientais.

Agricultura Sustentável – Epagri (Frei Rogério) – a instalação de um carneiro hidráulico que utiliza a própria força da água para bombeamento foi solução para o abastecimento da propriedade rural.

Tratamento de Efluentes: Prefeitura Municipal de São Ludgero – investe em um sistema de tratamento de efluentes que reutiliza água e evita o desperdício.

Controle de Poluição Atmosférica: Portonave – Terminais Portuários de Navegantes – projeto de eletrificação dos guindastes RTG da Portonave garante alta redução da emissão de poluentes.

Resíduos Sólidos: BMW do Brasil – gerenciamento do fluxo de geração, coleta, armazenamento e disposição dos resíduos gerados na fabricação de veículos segue padrões rigorosos na fábrica em Araquari.

Gestão Socioambiental: Celesc Geração - projetos da concessionária catarinense de energia elétrica beneficiam mais de meio milhão de pessoas, principalmente famílias rurais e de baixa renda

Produto Ecológico: Grupo Malwee – a empresa utiliza restos de malha, garrafa pet e meias usadas para produzir moda, estimular a solidariedade e fazer o bem.

Turismo Ecológico e Sustentável: Instituto Alouatta – projeto envolve crianças e estimula a conscientização ambiental e a proteção da fauna e flora da Reserva do Aguaí.