A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e o Conselho Consultivo do Parque Estadual Rio Canoas reuniram-se nesta terça-feira, 18, em Campos Novos para tratar da estrutura do local. O Parque, que abrange 1,2 mil hectares, deve ser aberto à visitação pública no primeiro semestre de 2017.

Atualmente, a Fatma trabalha na construção da primeira parte da trilha que terá 1,2 quilômetro. Os técnicos também apresentaram a planta baixa do Centro de Visitantes que terá 270 m² e vai abrigar sala de pesquisa, auditório, estacionamento coberto e toda infraestrutura para que alunos e amantes da natureza possam aproveitar as belezas do parque. “Nossa previsão é que em março tudo esteja pronto para abrir mais esta unidade de conservação aos visitantes. Contamos com o apoio da comunidade, que aguarda ansiosa por mais esse local de lazer, mas também de educação ambiental”, afirma o gerente de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais, Gilberto Morsch.

A chefe do parque, Leila Denise Alberti, acompanhou os conselheiros até a área da unidade localizada cerca de 20 quilômetros da região central de Campos Novos. O local onde será construído o Centro de Visitantes foi terraplanado. Os recursos para a construção das trilhas e do prédio são provenientes de compensações ambientais das usinas hidrelétricas Campos Novos, Rio Canoas e São Roque.

Participação

O Conselho Consultivo foi formado em 2014 e é composto por representantes de 22 instituições: Epagri, UFSC, Cidasc, ADR, Associação dos Municípios do Planalto Sul Catarinense, Corpo de Bombeiros, prefeituras da região do parque, Polícia Militar Ambiental de Herval do Oeste, Associação dos Ciclistas de Campos Novos, Associação do Comércio e Indústria de Campos Novos, Coopercampos, Fundema, Comitê de Bacia do Rio Canoas, moradores do entorno e Fatma.