Três equipes da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) fiscalizaram nesta quinta-feira, 4, empresas responsáveis pela extração de areia no rio Tijucas, nas cidades de Tijucas e São João Batista. A ação estava programada no plano de trabalho da Diretoria de Fiscalização e também atende ao pedido da comunidade.

Os fiscais da Fundação conferiram todas as licenças ambientais das empresas e também as condições das extrações. Cinco mineradoras foram vistoriadas e todas apresentaram as licenças dentro do prazo de validade ou em processo de renovação. “Não vimos irregularidades nos documentos e nem das estruturas”, afirma o gerente de Fiscalização, Carlos Eduardo Rocha.

Os técnicos da Fatma também conversaram com os produtores que reclamam da extração. Segundo os moradores, a atividade estaria causando erosão. “Em uma análise visual, não dá como afirmar nada. Então, na próxima vistoria, marcada para breve, um geólogo virá ao local para verificar com mais precisão. A princípio, as erosões que estão longe do rio não são causadas pela extração”, explica o gerente.