Técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) participam na quarta-feira, 29, do 2º Encontro Técnico Sul Brasileiro de Gestão Ambiental da Suinocultura em Lages. Durante o encontro, feito em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), divisão de Suínos e Aves, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre Fatma e Embrapa e apresentado o software que irá auxiliar o licenciamento da suinocultura.

“O documento se refere à utilização pela Fundação, das pesquisas da Embrapa no licenciamento de atividades da suinocultura. A assinatura apenas oficializa um trabalho que é realizado em conjunto por estes dois órgãos há dois anos”, explica Gabriela Brasil, gerente de Licenciamento Agrícola e Florestal da Fatma.

O software, desenvolvido pela Embrapa em parceria com o Sindicado da Indústria de Carnes e Derivados (Sindicarne), serve para o monitoramento de solo. O programa, que será vinculado ao Sinfat, auxiliará os técnicos na questão de avaliação de perfil do solo, por exemplo, quando o empreendedor quiser ampliar as atividades. Neste caso, ele tem de comprovar que o solo onde atua possui capacidade de receber biofertilizantes oriundos dos dejetos produzidos pela criação. Caso não tenha esta capacidade, ele terá de apresentar outra alternativa de tratamento dos dejetos, como o biogás, por exemplo.

Participarão do evento, representantes de órgãos ambientais de quatro Estados (Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul) que pretendem utilizar a Instrução Normativa 11 da Fatma que regulamenta atividades de suinocultura como modelo de gestão, professores da Carolina do Norte, que vão apresentar a experiência dos Estados Unidos na gestão do setor, estudantes e entidades ambientais. Mais informações podem ser obtidas através do (49) 3441.0448 ou pelo cnpsa.eventos@embrapa.br

Saiba mais:

2º Encontro Técnico Sul Brasileiro de Gestão Ambiental da Suinocultura

Horário: 8h às 17h30

Local: Auditório Caverna, prédio da Agronomia, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc) em Lages/SC.