Nesta semana, a equipe da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) responsável pelos Corredores Ecológicos está em Canoinhas e Chapecó em Oficinas para Avaliação Qualitativa das ações desenvolvidas no projeto. O evento é voltado para técnicos da Fundação, Epagri, Polícia Ambiental e cooperativas regionais.

Antes dos eventos, a equipe realizou uma pesquisa com os proprietários rurais das áreas dos Corredores para avaliar as ações. Os resultados foram apresentados nas oficinas. “Dá muita satisfação ouvir os depoimentos e saber que há resultados positivos. Sensação de dever cumprido”, explica a coordenadora do Subcomponente Gestão de Ecossistemas SC Rural, Shigueko Ishiy.
 
Para estimular a conservação ambiental, proprietários que estão na região dos Corredores recebem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Desde a implantação do projeto, já estão foram conservadors mais de 350 hectares de floresta araucárias em 175 propriedades, com um investimento de R$ 260 mil. De mata ciliar, estão em recuperação 48 hectares em 96 propriedades.