O projeto da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Guaramirim foi entregue nesta semana para a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em Florianópolis. O material será analisado pelos técnicos que vão avaliar quais os procedimentos para que o local se torne oficialmente um parque.

A área, que contém 190 hectares, é localizada no Morro do Defuntinho e é um local com grande variedade de fauna e flora, além de recursos hídricos. “Nossos técnicos vão avaliar a documentação e todos os detalhes. Também será feita uma audiência pública para que a comunidade conheça o projeto. A previsão é que tudo esteja pronto no segundo semestre”, explica o gerente de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais, Gilberto Morsch. O material foi entregue pelo prefeito, Lauro Fröhlich e pelo presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Jean Paulo Bazzani.  

O que é uma ARIE?

É um local de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana. A área possui características naturais singulares ou abriga exemplares raros da fauna e da flora de uma região. O objetivo é preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso da área.