O projeto de educação ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) estaciona esta semana em Criciúma. O atendimento às escolas da rede municipal e estadual da pela equipe do Eco-ônibus será a partir desta segunda-feira, 9, e segue até sexta-feira, 10.

Neste ano, a equipe de educação ambiental já passou por Campos Novos, Imbuia, Descanso e Fraiburgo, onde 4 mil pessoas foram atendidas. O público-alvo é diversificado e toda comunidade pode participar, desde alunos e professores até pais de alunos e funcionários das escolas.

Na parada anterior do Eco-ônibus, foram atendidos mil alunos. A principal finalidade do programa de conscientização ambiental é promover a ideia de que a mudança de hábitos ruins hoje significa redução de danos ao meio ambiente no futuro. “Sabemos que ao incentivar boas práticas hoje, bons hábitos serão praticados amanhã”, afirma a coordenadora da Educação Ambiental, Marize Souza Conceição.

A solicitação do Eco-ônibus pode ser feita pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) do município, secretarias do meio ambiente ou prefeituras. A requisição também pode ser feita pelo educambiental@fatma.sc.gov.br.

Sobre o projeto

O atendimento do Eco-ônibus consiste em apresentação institucional sobre a Fundação e suas atribuições, exibição de vídeos sobre problemas ambientais e distribuição de diversos materiais educativos, como livros de colorir e distribuição de cartilhas temáticas relacionadas à poluição, fauna, flora, pesca e queimadas.

O projeto existe há dez anos em atividade e somente no ano passado atendeu 13 mil alunos de 15 municípios catarinenses.