Esta semana, a equipe de educação ambiental da Fundação do Meio Ambienta (Fatma) atende estudantes de Florianópolis. O objetivo é orientar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. A equipe do Eco-ônibus iniciará as apresentações a partir de terça-feira, 31, das 8h às 18h, na E.E.B Irineu Bornhausen. Na quarta-feira, 1º, e quinta, 2, é a vez do Colégio Estimoarte receber orientações sobre como preservar a natureza.

Neste ano, a equipe de educação ambiental já passou por Campos Novos, Imbuia, Descanso e Fraiburgo onde 3 mil pessoas foram atendidas. O público-alvo é diversificado e toda comunidade pode participar, desde alunos e professores até pais de alunos e funcionários das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Na parada anterior do Eco-ônibus, foram atendidos mil alunos, entre eles, estudantes do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A principal finalidade do programa de conscientização ambiental é promover a ideia de que a mudança de hábitos ruins hoje significa redução de danos ao meio ambiente no futuro. “Temos que incentivar boas práticas ambientais para que futuramente possamos ter cidadãos conscientes”, afirma a coordenadora da Educação Ambiental, Marise Souza Conceição.

A solicitação do Eco-ônibus pode ser feita pela Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) do município, secretarias do meio ambiente ou prefeituras. A requisição também pode ser feita pelo educambiental@fatma.sc.gov.br.

Sobre o projeto

O atendimento do Eco-ônibus consiste em apresentação institucional sobre a Fundação e suas atribuições, exibição de vídeos sobre problemas ambientais e distribuição de diversos materiais educativos, como livros de colorir e distribuição de cartilhas temáticas relacionadas à poluição, fauna, flora, pesca e queimadas.

O projeto está há dez anos em atividade e somente no ano passado atendeu 13 mil alunos de 15 municípios catarinenses.