A Diretoria de Fiscalização (Difisc) da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) realizará mais dois cursos de capacitação direcionados a gerentes, fiscais e técnicos administrativos que trabalham na área. O workshop será realizado das 8h às 17h, nos dias 18 e 19 de maio na sede da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental de Blumenau e nos dias 1º e 2 de junho na Codam de Itajaí. ”O curso de capacitação é fundamental para que os profissionais atuem com mais objetividade e clareza, garantindo que todos os processos cumpram do início ao fim, o que determina a legislação”, explica Arno Gesser, gerente da Codam de Itajaí.

O tema deste segundo ciclo de atividades será “Rito Processual da Portaria 170/2013”, em que os participantes poderão aprender mais sobre procedimentos administrativos relacionados à apuração de infrações. “É fundamental que técnicos administrativos também sejam capacitados sobre normas, pois mesmo que não vão para o campo, atuam na área de fiscalização”, conclui Antônio Anselmo Granzotto de Campos, diretor de fiscalização da Fatma.

O curso em Blumenau será conduzido pelos analistas ambientais da Gerência de Fiscalização (Gefis) da Fundação, Israel Aquino e Carlos Soares. Em Itajaí, os analistas Regina Célia de Lima e Carlos Soares ministram as atividades. No total, 30 técnicos participarão da capacitação. Além das coordenadorias de Blumenau e Itajaí, a de Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis e Tubarão também receberão treinamento sobre procedimentos administrativos. Após esta segunda etapa, serão promovidos mais seis cursos no decorrer do ano, direcionados aos profissionais de fiscalização das Codams.

Os temas dos cursos são definidos pela gerência de fiscalização junto com as coordenadorias regionais. O critério utilizado é a demanda de necessidade de capacitação dos técnicos. O ciclo de capacitações faz parte do “Programa Estadual de Fiscalização Ambiental 2016” da diretoria de fiscalização.