O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira reuniram todos os órgãos envolvidos com a Operação Veraneio 2015/16, nesta segunda-feira, 22, para entrevista coletiva de balanço da temporada. Santa Catarina teve uma das melhores temporadas dos últimos anos, conforme relatórios das secretarias Segurança Pública, do Turismo, Cultura e Esporte, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Santa Catarina Turismo (Santur) e Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

“Estamos registrando uma excelente temporada, que tem contribuído muito para a economia do nosso estado. O turismo ajuda na manutenção e ampliação dos empregos, além de ser um vetor importante de atrativo de riqueza, de renda e de oportunidades. Santa Catarina, até nas receitas públicas, têm um indicador melhor do que a média brasileira, exatamente pela questão do turismo que hoje representa mais de 12% da nossa economia. Turismo é uma atividade de longo prazo, por isso temos que desenvolvê-lo em todas as regiões e durante o ano todo”, disse o governador.

Santa Catarina teve uma temporada movimentada. De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o estado recebeu oito milhões de turistas, e a previsão é receber mais 1,5 milhão de pessoas até a Páscoa, incluindo catarinenses, estrangeiros e visitantes de outros estados do Brasil. O número de voos extras nacionais do Aeroporto Hercílio Luz teve um aumento de 45,8% em relação à temporada passada.

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) participou mostrando os dados da análise feita em 211 locais. O relatório apresentado nesta segunda-feira é o novo da temporada e aponta 149 pontos próprios para banho. Em Florianópolis, 49 estão em boas condições de banho e 26 impróprios. Nas outras regiões, 100 estão próprios e 26 devem ser evitados.

“A empresa cumpriu a seu papel de informar a população sobre a balneabilidade e de efetuar a fiscalização necessária. Percebemos um grande aumento no número de praias próprias para banho no nosso estado e temos certeza que isso vai ser uma crescente”, destacou o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC