A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta sexta-feira, 19, o nono relatório sobre as condições das praias catarinenses. De acordo com o documento, 149 pontos analisados estão próprios para banho e 62 devem ser evitados. As análises feitas nos dias 15, 16 e 17 deste mês mostram que na Capital, 49 locais estão próprios e 26 impróprios. Nas demais regiões, 100 pontos avaliados estão aptos para o banho e 26 devem ser evitados pelos banhistas. No total, a Fatma analisa 211 pontos no litoral catarinense.

Este é o segundo relatório que apresenta aumento dos números de pontos próprios para banho. Treze pontos passaram para próprio e cinco para impróprios. “A melhora é reflexo da redução das chuvas, da diminuição na quantidade de pessoas nas praias e, também, em alguns locais, das ações feitas pelos municípios na fiscalização de fossas e ligações às redes sanitárias”, explica o técnico de laboratório da Fatma e responsável pela balneabilidade, Marlon Daniel da Silva.

Como é feito

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivamente. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

As análises são feitas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. O próximo relatório será divulgado na sexta-feira, 19.

Mais informações para a imprensa:
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
Claudia De Conto

comunicacao@fatma.sc.gov.br
(48) 3665.4177/9172. 8277